quinta-feira, 9 de julho de 2009

INTER 2009 (REFORÇO ESCOLAR)



Adriana, Anne (ausente na foto) Giselda e Ana.


REFORÇO ESCOLAR
O objetivo desta pesquisa é verificar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem no Reforço Escolar, bem como o procedimento metodológico e avaliativo.
Reforço, no Behaviorismo (2008, apud REFORÇO, on-line) é seqüência de um comportamento moldado mediante ao processo de estímulo e resposta, ou seja, a partir do estímulo e do elemento reforçador que o indivíduo mostra-se capaz de alterar a freqüência comportamental, tornando suas ações mais prováveis. Por isso, Reforço são incentivos que determinam o comportamento. Cabe então o professor guiar o aluno dando - lhe suporte no momento da aprendizagem, ou seja, um reforçamento diferenciando, na medida em que o estimula na busca pelo conhecimento, tem como principal finalidade auxiliar e estimular o desenvolvimento intelectual do educando permitindo-lhe maior rendimento durante seu processo de formação educacional.
O Reforço no sentido amplo ocorre naturalmente durante o processo de ensino-aprendizagem, porém, é comum utilizar o conceito se referindo a uma atuação específica de um ator específico, isto é, o Professor do Reforço Escolar é contratado para lidar com alunos que apresentam deficiência de aprendizagem. Pois hoje em dia o Reforço Escolar não é apenas procurado por alunos com deficiência na aprendizagem no sentido restrito do conceito, mas também para alunos cujos pais esperam um rendimento ainda maior do aquele apresentado, para compensar a sua “ausência” e estimular a aprendizagem, muitos pais procuram o reforço escolar às chamadas aulas particulares, antigamente batizado de “banca”.
O serviço do Professor Escolar está sendo solicitado em todos os níveis do ensino sejam eles de Escola Pública ou Particular do Ensino Infantil ao Ensino Básico, auxiliando-os nas tarefas de casa e na preparação para provas e exames. Espera-se que seu trabalho ajude-o a superar as dificuldades mais complexas da aprendizagem.
Suponhamos que as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças e a falta de acompanhamento dos pais, por não saberem os conteúdos trabalhados na escola, os pais procuram ajuda da professora do Reforço Escolar. É nessa perspectiva, compreender a metodologia aplicada e como ocorre o processo de avaliação da aprendizagem do educando no Reforço Escolar.
Vimos que, conforme o entendimento da abordagem do Behaviorismo, o reforço é constante na realidade escolar dos alunos. Porém, hoje em dia, existem diversos fatores que dificultam à participação dos envolvidos no desenvolvimento escolar, esses fatores podem ser escolares como não-escolares.
Na escola, por exemplo, podem ocorrer mudanças nas práticas de ensino que o aluno não consegue acompanhar, ocasionando o seu desinteresse para os assuntos trabalhados em sala de aula. Em casa, pais que não sabem os conteúdos ou simplesmente não tem tempo de acompanhar a vida escolar dos seus filhos, dificilmente envolvem-se no processo como seria desejável.
Pais e professores devem andar num mesmo caminho juntos, mas muitas das vezes à parceria não existe. Ao contrário, um empurra para o outro a responsabilidade pelo problema. O ideal é que a vida escolar seja acompanhada desde o início do ano letivo, para influenciar melhor a aprendizagem da criança.
REFERÊNCIA
REFORÇO ESCOLAR. Wikipédia, 2008 . Disponível em:
http://pht.wikipedia.org/wiki/Reforco. Acesso em 13 de abril de 2009


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